Pular para o conteúdo principal

O que você precisa ler para se tornar um nerd? - 10 séries que todo nerd deve ler

           O mundo vive de modas, e até mesmo ser antimoda é uma moda. E uma delas vêm crescendo juntamente com a tecnologia dos jogos, series televisiva e sagas literárias, a moda NERD. Mas para ser um nerd não basta querer, existe um caminho a ser trilhado e ele é longo, muito longo. No que se trata de literatura, preparamos uma lista de dez (10) sagas literárias que você precisa ler para ter a honra de ser chamado de Nerd, um nerd literário obviamente.
         As sagas normalmente são historias longas, como o nome já pressupõe, e geralmente são publicadas em vários livros. As mais comuns são as trilogias, que também eram moda há algum tempo, mas agora caíram no esquecimento, e atualmente os escritores gostam mesmo é de publicar sete, oito até doze livros em suas sagas. É claro que isso entra em questões de marketing financeiro das editoras, mas isso é assunto para uma próxima matéria.
          Para ser um nerd de “culhão” você precisa gostar de literatura fantástica, séries de guerras nas estrelas e jogos de super-heróis, além de ler milhares de páginas. Veja a lista a seguir, e se não começou ainda, tente virar um nerd antes do trinta anos:

1-      A trilogia “SENHOR DOS ANÉIS” J. R. R TOLKIEN – Não conhecer Tolkien é basicamente um pecado nerd. A trilogia Senhor dos Anéis foi escrita em 20 de outubro de 1955 e é certamente um marco para essa cultura. Após a adaptação para os cinemas em 2002 os livros voltaram a vender e se solidificaram ainda mais como clássicos da literatura fantástica mundial. E ainda contam pelo menos mais 4 livros que pertencem ao mesmo universo criado por Tolkien, um deles "O HOBBIT" , que também ganhou adaptação fílmica.

  2-      “HARRY POTTER” J. K. ROWLING – Essa maravilhosa saga contém nada menos que oito (8) livros na saga original e mais três (3) no mesmo universo, além de sete (7) filmes e um espetáculo teatral que roda o mundo. A saga do bruxo Harry é  indispensável na sua caminhada literária.




3- “JOGOS VORAZES – SUZANNE COLLINS” Provavelmente você conheceu os livros depois do sucesso que os filmes fizeram no Brasil, mas isso não tira o mérito de Collins desta obra nerd maravilhosa, vale a pena conferir mais essa trilogia.
4- “AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO – GEORGE R. R. MARTIN” – Certamente uma das mais famosas obras de literatura fantástica atual, com a serie televisiva “Game of Thones” Martin ficou ainda mais conhecido e seus dragões e cavaleiros também.

  5- “STAR WARS – GEORGE LUCAS” Sinceramente, aqui o negócio fica difícil. Para ler todos os livros do universo Star Wars é preciso dedicar praticamente toda uma vida, são mais de 100 obras entre universo expandido e sagas originais, fora milhares de revistas em quadrinhos que circulam desde a década de 1980.



6-      “DESVENTURAS EM SERIES - LEMONY SNICKET” – Aí está uma serie gigantesca, são treze livros que contam as desventuras dos irmãos Baudelaire, você não pode perder essa.
7-   “PERCY JACKSON E OS OLIMPIANOS – RICK RIORDAN” – Percy é um clássico da literatura fantástica, e jamais poderia ser esquecido. O primeiro livro ganhou uma adaptação cinematografia, o que aumentou a popularidade e vendagem dos livros.

 8-    “AS CRÔNICAS DE NARNIA – C. S LEWIS” – Em fim uma saga de um livro só. Bem mais curta que as outras histórias, mas não menos importante para a cultura nerd. As Crônicas de Nárnia é um livro maravilhoso e deve ser degustado com toda a atenção que um nerd deve ter.

9-      “OS SETE – ANDRE VIANCO” – Os dois últimos lugares deixamos reservados para a nossa literatura nacional. André Vianco é um pioneiro na literatura fantástica brasileira e você precisa ler para saber que temos ótimos escritores nesse segmento. Os vampiros agradecem.

10-      “A BATALHA DO APOCALIPSE/FILHOS DO ÉDEN – EDUARDO SPORH” – Em 2009 o Brasil ganhou uma nova e surpreendente saga fantástica. Eduardo Sporh iniciou sua carreira literária publicando “A batalha do Apocalipse” e posteriormente a trilogia “Filhos do Éden”. Já virou best-seller nacional, gente. Leia e conheça o mundo angelical que nos permeia.

Bom, pudemos perceber que o caminho é realmente longo. Desista agora ou corralcomprar essa imensa quantidade de livros para enriquecer sua mente com as histórias fantásticas mais conceituadas no mundo.

As imagens contídas na matéria são de domínio público.

Postagens mais visitadas deste blog

André Malta fala sobre Literatura Grega e a compara com Game of Thrones e Breaking Bad

O Recorte Entrevista dessa semana está clássico! Entrevistamos o professor André Malta (46), que fez estudo sobre o Canto 24 da Ilíada no mestrado, trabalhou em uma interpretação do mesmo poema no doutorado e fez livre docência em 2013 sobre a oralidade em Homero, sempre em Grego Antigo, pela USP. É autor do livro “A selvagem perdição” (a interpretação de Ilíada), de diversos artigos, além de lecionar Língua e Literatura Grega na FFLCH-USP desde 2001. André nos contou um pouco sobre os seus estudos temáticos e comparativos da épica grega, além da atual pesquisa no outro poema de Homero, a Odisseia. O professor ainda fez comparações da literatura clássica com a contemporânea, com uma visão moderna, e opinou sobre a formação de leitores, os best-sellers, entre outros assuntos interessantíssimos, que você, caro leitor, confere agora com exclusividade.
RL – Como o professor é um pesquisador e especialista em Homero, não poderíamos começar com outra pergunta que não fosse a respeito de sua…

Autores da Literatura Brasileira com mais chances de cair no ENEM 2016

O ENEM deste ano acontece nos dias 5 e 6 de novembro e, diferente de outros vestibulares, nesse processo não há uma lista de livros obrigatórios. Isso não quer dizer que não haverá questões sobre Literatura. Muito pelo contrário, a média é de 10 perguntas dessa disciplina a cada edição. Para auxiliar os candidatos nesse vasto universo da literatura nacional, o Stoodi – startup de educação a distância que oferece videoaulas, plano de estudos e monitorias transmitidas ao vivo – preparou uma lista com os 7 escritores brasileiros que mais vezes protagonizaram questões das provas do Enem desde a primeira edição do exame, lembrando que para esta prova a famosa ‘decoreba’ não é uma estratégia eficaz.

1) Carlos Drummond de Andrade – 12 vezes
Sabe aquela frase “No meio do caminho tinha uma pedra”? Então, é dele mesmo: Drummond, um dos grandes modernistas brasileiros. Ele é o autor mais citado pela prova. O “Poema de Sete Faces” e “A Dança e a Alma” já marcaram presença no exame. Uma caracterí…

Traduções da pintura em 'Breve espaço entre cor e sombra', de Cristovão Tezza

TRADUÇÕES DA PINTURA EM BREVE ESPAÇO ENTRE COR E SOMBRA, DE CRISTOVÃO TEZZA*
Profa. Dra. Verônica Daniel Kobs**
            No romance Breve espaço entre cor e sombra, há quatro capítulos especiais, porque apresentam o processo artístico do pintor Tato Simmone, na composição de suas telas: Crianças, Immobilis sapientia, Estudo sobre Mondrian e Réquiem. São essas pequenas histórias, com títulos homônimos aos quadros pintados pelo protagonista, que serão analisadas neste ensaio. No capítulo Crianças, o sobrenatural consolida-se com a história de um homem que se vê morto, depois de ter sofrido um acidente de carro. Porém, a morte é revelada ao leitor e ao próprio personagem apenas ao final do texto escrito, o que justifica as situações insólitas vividas pelo protagonista, ao lado de crianças que transitam com desenvoltura entre os distintos mundos da realidade e da imaginação. Essa duplicidade reforça a afirmação que Ariadne faz sobre a pinturaser mais livre que a literatura, no que se refe…